top of page
Buscar
  • Foto do escritorPhillipe Marques

Marcas própria e exclusiva, mais rentabilidade para seu negócio



As empresas e indústrias buscam a cada dia mais maneiras de aumentar seu faturamento e rentabilizar seu negócio.


O que começou como um diferencial anos atrás, hoje se tornou um diferencial competitivo e que alavanca o faturamento de inúmeros seguimentos.


Temos dois caminhos a seguir quando falamos neste assunto, a marca própria que leva o nome do estabelecimento e a marca exclusiva. Ambas, o consumidor irá encontrar nas lojas da rede e assim alavancar o faturamento da empresa.



Esse alavancar de receita é graças ao poder de negociação que a empresa tem e a maior margem de lucro que se pode conquistar, pois não tem que repassar grandes quantias a indústria que produz o produto.


Nas duas opções, a empresa consegue aumentar o ticket médio das vendas e colocar seus produtos mais próximo do consumidor, o que se difere entre elas é que a marca própria coloca o nome da empresa dentro da casa do consumidor, enquanto que a marca exclusiva é uma marca que o consumidor encontra apenas naquela rede e normalmente não tem ligação direta com a bandeira do empreendimento.


Alguns exemplos de marcas próprias são: Carrefour, Bretas, Dia %


Alguns exemplos de marcas exclusivas: Great Value, Qualitá, Needs, Dauf, Taeq


Segundo a Nielsen, no mês de abril de 2020, apenas alimentos de marca própria movimentaram cerca de R$ 420 milhões, isso representa 8,1% de aumento em relação ao mesmo mês do ano anterior. Já a Abmapro (Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização) foi otimista e projetou para todo o ano de 2020 um crescimento de 9,6% em vendas e um faturamento previsto de R$ 8 bilhões para todos os segmentos do mercado.


Mesmo tendo clientes fiéis à marcas e produtos, o custo benefício das marcas próprias e exclusivas vem aumentando cada dia mais. Hoje esses produtos tem muito mais qualidade que muitos produtos de linha de diversas marcas e com seu custo reduzido faz com que o consumidor tenha um maior poder de compra e possa aumentar os produtos em sua residência.


Mais de 64% dos consumidores brasileiros hoje buscam qualidade com menor preço e são justamente essas marcas que estão caindo na graça dos consumidores. Um exemplo simples da linha alimentícia são os requeijões Carrefour e Qualitá que são fabricados pela Laticínios JL que fica na cidade de Orizona em Goiás; esse mesmo laticínio fabrica os produtos Regatas e Valeza, todos os produtos são de extrema qualidade mas os produtos marcas próprias e exclusivas tem um custo ao consumidor mais em conta.



21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


Post: Blog2_Post
bottom of page