top of page
Buscar
  • Foto do escritorPhillipe Marques

O uso da fidelização e reciclagem no marketing


O marketing pode ser feito de inúmeras formas e se adapta diariamente ao mercado e as pessoas.


Duas linhas de atuação que estão em alta hoje são a fidelização e a reciclagem. A fidelização já é um braço bastante utilizado por praticamente todas as empresas onde as marcas trazem ações em que o consumidor é o foco para que não deixem de comprar e utilizar os produtos e serviços das marcas. Entre as ações utilizadas podemos elencar, eventos especiais para alguns clientes, promoções na compra de produtos, brindes especiais, ações de lançamento com experimentação e o que tem sido mais utilizado são os aplicativos, onde o cliente faz o cadastro, ativa as promoções tendo acesso a descontos e acumulando pontos para trocar por produtos e brindes.


A fidelização trás um desejo para que o consumidor seja automaticamente um embaixador da marca e para que os produtos não deixem de estar presentes no seu dia a dia.


Já quando falamos de reciclagem, observamos um apelo pelo meio ambiente, onde as empresas e indústrias cada dia mais enxergam que o caminho para aumentarem seu faturamento está alinhado ao respeito do meio ambiente.


Além de ter um custo menor a utilização de matéria prima reciclada, grande parte dos consumidores buscam comprar de empresas que respeitam verdadeiramente o meio ambiente. Por isso passamos a ver cada vez mais embalagens com sinais incentivadores de reciclagem e programas que incentivam essa mudança de chave.


Por exemplo, nas latas de bebidas que são feitas de alumínio, esses sinais estão em destaque. No Brasil, que é um dos países que mais reciclam, as latinhas de alumínio têm uma taxa de reciclagem de 99% e possui um valor agregado muito bom quando comparado a outros produtos de reciclagem.


Um programa de incentivo a reciclagem que se destaca hoje é o Soma Vantagens, um projeto da Cargil onde o consumidor leva as embalagens para reciclar, acumula pontos e troca por produtos da própria empresa e recompensas diversas como vouchers iFood.

Clique no link a seguir e conheça mais sobre o Soma Vantagens.


Além disso temos projetos que trocam materiais recicláveis por cadeiras de roda, fraldas geriátricas, muletas e cestas básicas. O Tampa Fome é um desses projetos que trocam aquelas tampinhas plásticas que iriam para o lixo por cestas básicas no final do ano, com isso o projeto ensina a importância da reciclagem do plástico e como é bom fazer filantropia para quem precisa. Esse projeto é encabeçado pelo capítulo Fraternidade Luz Amor e Vida nº 403 da Ordem DeMolay e já arrecadou mais de 750 kg de tampinhas.



E você, é fiel a alguma marca ou participa dos programas de reciclagem das marcas?

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page