Não anuncie sua marca em qualquer lugar
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  • Foto do escritorPhillipe Marques

Não anuncie sua marca em qualquer lugar




Atingir o público de sua marca é um trabalho diário que está sempre em evolução. Para isso a equipe envolvida na comunicação deve estar alinhada tanto com o propósito da marca quanto com seu público alvo.


Com a evolução das mídias todas as empresas tem um dilema parecido em qual veículo devo anunciar minha marca ou meu produto. Mas seus olhos estão voltados apenas para o lado financeiro da equação e acabam em muitos momentos errando a estratégia no planejamento de sua veiculação.


Quando colocamos na ponta do lápis o tráfego pago ou os famosos Ads, sempre serão a escolha mais em conta e com isso se torna o meio de comunicação mais utilizado para veicular as mídias, mas quando deixa-se de lado o fator público alvo o sucesso da comunicação está comprometido.


A escolha do veículo correto se torna o primeiro passo para o sucesso da campanha, por isso a análise deve ser feita por profissionais que entendam o fluxo entre a marca e seu consumidor.


Por exemplo, quando vamos trabalhar produtos considerados de massa, a utilização de veículos que atinjam mais consumidores como TV, mídia exterior e rádio é o principal caminho. O lançamento de um empreendimento imobiliário por exemplo, a primeira ação é mostrar o empreendimento para todos no mercado; quando todos estão cientes do novo empreendimento, as comunicações passam a ser mais segmentadas e assim alinhadas ao público mais específico de compradores e investidores.


Mas quando falamos de produtos específicos, a escolha dos veículos se torna o passo principal para o sucesso de toda a estratégia, por exemplo, se formos anunciar um produto ortopédico, não faz sentido passar no intervalo do Jornal Nacional da Rede Globo, é como se fosse utilizar um tiro de canhão para atingir uma formiga, mas se anunciar em uma mídia indoor que é veiculada num hospital especializado em ortopedia, eu consigo segmentar meus consumidores e ser mais assertivo na propaganda utilizando um valor financeiro bem menor. Um outro exemplo é quando vamos falar sobre materiais de construção, com uma gama enorme de produtos a disposição dos consumidores, temos clientes “passantes” que buscam produtos que necessitam pontualmente e clientes recorrentes como por exemplo alguns construtores.


A comunicação para cada um dos clientes tem um caminho, os passantes podem ser atingidos através de uma comunicação de maior alcance, como por exemplo uma veiculação em rádio ou um tabloide de ofertas, já o construtor busca essencialmente economia, a comunicação com ele é bem direcionada e em grande parte das vezes é feita diretamente através de um vendedor de confiança através de WhatsApp por exemplo.


O processo de planejar a comunicação da marca passa por inúmeras etapas, começando internamente na empresa com seus colabores e se torna pública através dos veículos de comunicação, seja ele um portal de notícias, uma rádio, tv, mídia exterior e indoor e alcançar o público é uma arte que pode custar mais do que podemos arcar se fizermos da maneira errada.


Esteja sempre preparado para fazer a comunicação certa para sua marca ou produto! Agora, você sabe qual é o melhor veículo para anunciar sua marca? Se não souber, nós da Marques Marketing estamos a disposição para lhe ajudar no planejamento de mídia do seu negócio!

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