O Marketing no mercado imobiliário
top of page
Buscar
  • Foto do escritorPhillipe Marques

O Marketing no mercado imobiliário



Todo mercado é diferente e complexo, com suas particularidades principalmente quando a empesa não sabe qual rumo tomar e não procura saber com profissionais quais meios trabalharem para que consigam atingir uma meta, seja ela de atendimento, faturamento ou de share de mercado.


O marketing imobiliário vai muito além de placas e redes sociais, tudo é marketing, seja no relacionamento entre os funcionários até o modo como você vai atender o cliente por qualquer um dos canais oferecidos.


Por exemplo, uma imobiliária que possuí os seguintes departamentos: Aluguel, Lançamento e Revenda. Cada um deles tem sua particularidade e um público alvo distinto, enquanto no departamento de locação a empresa trabalha com imóveis com mais idade (na sua grande maioria) a burocracia se torna um dos principais empecilhos para o fechamento dos contratos seja por conta do fiador, não concordância em cláusulas contratuais ou até mesmo por que o imóvel é totalmente diferente do que foi anunciado.


O departamento de lançamento trabalha com os sonhos dos clientes onde procuram comprar imóveis em grande parte na planta para que possam sair do aluguel e ter sua casa própria.


Já o departamento de revenda atende o consumidor que busca fazer um dinheiro com seu bem e o consumidor que tem mais tempo para decidir qual imóvel busca principalmente em regiões da cidade onde não se tem nas últimas décadas lançamentos imobiliário.

Como dito anteriormente cada um com sua particularidade e cada um com públicos distintos, uma estratégia de comunicação para um deles não quer dizer que vá trazer resultado para os outros departamentos, se realizar um anúncio patrocinado no Facebook e Instagram para o departamento de lançamento e surtir efeito positivo, provavelmente não terá o mesmo efeito no departamento de aluguel.


Para conseguir atingir a maior quantidade de pessoas e os tornar clientes é necessário pensar fora da caixa e fazer ações que deem visibilidade.





Algumas das ações que todos fazem são: Anunciar em portais especializados (Zap, Viva Real, Classi, OLX, Mercado Livre), anúncios patrocinados (Facebook, Instagram, Google), colocação de placas e adesivos nos imóveis, veiculação em Rádio e TV, produção de mídia exterior (outdoor, front light, painel de led), distribuição de material gráfico em sinaleiro.


Mas se você acha que apenas isso dá resultado você está redondamente enganado, ações em que o cliente se sinta mais à vontade são as melhores para gerar negócios, uma ação em um local inusitado pode surtir muito mais efeito do que um decorado onde o cliente vai ver o “modelo” que não vai sair como o apresentado no final. Algumas imobiliárias trabalham com parcerias em salões de beleza, barbearias, restaurantes onde o consumidor pode consumir normalmente e concorrer a premiações por apenas preencher um cupom com seus dados básicos: Nome, telefone e email. Após o cadastro em um sistema de CRM a empresa pode impactar o cliente com informações sobre imóveis, mercado, estreitar o relacionamento e consequentemente o funil de vendas.


Outra vertente do marketing imobiliário é trabalhar a equipe para que ela fique motivada e tenha uma melhor produtividade, um ambiente tranquilo é essencial para que o trabalho seja saudável.





Palestras temáticas, comemoração dos aniversariantes do mês, união dos departamentos, tempo de relaxamento durante o período de trabalho, líderes atentos aos seus subordinados são meios para que cada vez mais a produtividade aumente na empresa.


Quando falamos de atendimento direto do corretor com o cliente, o tato é essencial para que o negócio não caia. Respeitar o cliente é o essencial e principal, oferecer apenas imóveis que se encaixem na descrição do consumidor evita um desgaste e mostra o quanto você prestou atenção nas palavras do cliente. Não ser invasivo e respeitar o modo de como o cliente pediu para ser contatado é outro ponto que se deve ter atenção, muitas das vezes ele não quer atender um telefonema e tem um número exclusivo para utilizar o whatsapp.


Em um mundo cada vez mais conectado, onde mais de milhões de pessoas conectadas a internet segundo o IBGE, o carro chefe para o fechamento de negócios imobiliários será a internet, que deve se reinventar sempre para ficar na liderança, hoje já temos a utilização de IA (inteligência artificial) para o pré-atendimento dos consumidores por exemplo. Mas não podemos deixar de lado o que já foi um dia o principal. Em Goiânia temos um diferencial competitivo em relação a São Paulo onde a poluição visual não é grande, mas outros tipos de mídia tem também sua importância no fechamento do negócio.


Para alcançar o sucesso dentro da empresa é necessário ter um gasto com marketing e propaganda, gasto esse que na verdade é um investimento, onde você investe R$ 1.000,00 para ter um lucro de R$ 10.000,00 e assim ir aumentando sucessivamente.


Não tenham medo de arriscar pra encontrar um cliente, pois não sabemos onde ele vai estar. A comunicação é o primordial para que uma empresa consiga ter sucesso no mercado, lembre-se que se você não investe em marketing seu concorrente está investindo e tirando de você oportunidades de venda que jamais retornarão.

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page